Esboço pregação: Troque o Óleo

esboço pregacao troque o oleo

Esboço pregação: Troque o Óleo Esboço pregação: Troque o Óleo Esboço pregação: Troque o Óleo

“A oração lubrifica a alma” – Pr. Márcio Albuquerque

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.” – Salmos 42:11

 

Lembro-me que Jesus falava bastante por parábolas para dar a entender verdades espirituais comparativas a situações do dia a dia das pessoas. A semente, ovelha perdida, dracma perdida, talentos e muitas outras. Proponho hoje a semelhança do mestre olharmos para algo costumeiro para a maioria de nós e buscarmos um principio espiritual de algo natural.

1. A importância do óleo do motor

Você sabia que o óleo do motor é um elemento muito importante que normalmente as pessoas não dão muita atenção? Uma das principais ações dele é produzir uma perfeita: Lubrificação a função do óleo é reduzir o atrito, impacto com outras peças no motor que podem fazer com que o motor perca potência e tenha um prejuízo grande. Ao darmos a “partida” em nosso carro, o óleo começa logo a trabalhar para atenuar o impacto e produzir proteção para o motor.

2. Quantas músicas se cantam numa cerimonial de casamento?

Não há regra para quantas canções serão cantadas na cerimonia de casamento, caberá aos noivos escolherem quantas musica desejam em sua cerimonia. Entretanto como base fica aqui uma sugestão de 05 músicas para a cerimonia.

3. O que pregar numa cerimonia de casamento?

Umas das grandes dificuldades dos pastores é o conteúdo da mensagem a ser ministrada, alguns erroneamente aproveitam para dar conselhos e exortações aos noivos diante de seus familiares e convidados, outros aproveitam para pregar uma mensagem evangelistica para aqueles que não são crentes ou estão desviados, outros no decorrer da mensagem tocam em temas polêmicos e constrangedores para alguns convidados (divorcio, homossexualidade etc.), alguns parecem que copiam da internet um esboço e são mecânicos ao transmitir a mensagem pelo fato de ela estar em sua mente mas nunca em seu coração, outros aproveitam a oportunidade para “brilhar” mais que os noivos relatando testemunho de seu próprio casamento e estende-se demasiadamente a mensagem provocando sono e distração nos convidados.

Devemos ter a sensibilidade do que a ocasião pede:

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Eclesiastes 3:1

Com base a mensagem do pastor deve ter entre 15 minutos, podendo chegar ao máximo 20 minutos, tenho a conciencia que para nós pastores isso “não dá para nada” é apenas para a introdução da mensagem, mas note que um grande parte da familia dos noivos e seus amigos, talvez nunca entraram numa igreja evangélica, nunca ouviram uma mensagem, seu coração está marcado com um preconceito (conceito criado previamente sobre um assunto) e temos estes preciosos 15 minutos para gerar em seus corações o desejo que querer ouvir mais sobre o assunto.

4. AS ALIANÇAS

O ápice da cerimonia de casamento é o momento das entregas das alianças, é importante lembrar que o pastor precisa “facilitar” o trabalho dos fotógrafos e equipa de filmagem (caso exista), geralmente uma criança leva as alianças até ao pastor que depois de fazer um breve comentário sobre o seu significado e importância:

Exemplo: “Aliança significa aliar-se a algo ou a alguém, intenções de acordo, pacto entre partes, convênios entre pessoas ou nações que buscam objetivos comuns. A Bíblia fala de muitas alianças, especialmente das alianças que Deus fez com a humanidade. Aqui, nesta cerimônia de casamento, estas alianças significam um compromisso voluntário, consciente e responsável estabelecido entre duas pessoas que se amam”.

Uma sugestão seria do pastor realizar uma breve oração com a bíblia aberta antes dos noivos realizarem os votos (as fotos e filmagem ficam muito destacadas); posteriormente o pastor oferece as alianças ao noivo para que possa fazer o voto para sua noiva:

OS VOTOS DO NOIVO:

 “[Pronuncie o nome completo do noivo]… estás disposto a prometer diante de Deus e de todos aqui presentes a tomar a esta mulher [pronuncie o nome completo da noiva] por tua legítima esposa, para viveres com ela segundo foi ordenado por Deus? Prometes amá-la, honrá-la, consolá-la e conservá-la, tanto na saúde como na enfermidade, na prosperidade como em seus sofrimentos, e te conservares exclusivamente para ela enquanto ambos viverem?”

OS VOTOS DA NOIVA

     “[Pronuncie o nome completo da noiva]… estás disposta a prometer diante de Deus e de todos aqui presentes a tomar a este homem [pronuncie o nome completo do noivo] por teu legítimo esposo, para viveres com ele segundo foi ordenado por Deus? Prometes amá-lo, honrá-lo, consolá-lo e conservá-lo, tanto na saúde como na enfermidade, na prosperidade como em seus sofrimentos, e te conservares exclusivamente para ele enquanto ambos viverem?”

5. A TROCA DAS ALIANÇAS

Logo após a realização dos votos, geralmente pode haver uma apresentação de uma canção, mas se não houver, siga com a cerimonia.
Pegue as alianças (geralmente elas são trazidas por crianças ou pelo noivo) e levante-as para o público ver.
Faça uma brevíssima consideração sobre o significado da aliança. Ex.:
“Aliança significa aliar-se a algo ou a alguém, intenções de acordo, pacto entre partes, convênios entre pessoas ou nações que buscam objetivos comuns. A Bíblia fala de muitas alianças, especialmente das alianças que Deus fez com a humanidade. Aqui, nesta cerimônia de casamento, estas alianças significam um compromisso voluntário, consciente e responsável estabelecido entre duas pessoas que se amam”.

Coloque as aliança sobre a sua bíblia e faça um breve oração, essa ação fica muito bonita e destacada na filmagem e fotos.
     Entregue a aliança da noiva → para o → noivo.
.       – Peça para ele repetir as seguintes palavras, enquanto coloca a aliança na mão dela:
          “Que esta aliança seja o símbolo puro e imutável do nosso amor”.
Entregue a aliança do noivo → para a → noiva.
– Peça para ela repetir as seguintes palavras, enquanto coloca a aliança na mão dele:
          “Que esta aliança seja o símbolo puro e imutável do nosso amor”.

6. O ENCERRAMENTO

Após a troca das Alianças, se for possível, peça para o casal se ajoelhar, convide os pais se achar conveniente para se aproximarem, peça para que todos estendam sua mão em direção ao altar e faça uma oração pedindo a bênção de Deus sobre o casal.
Depois que eles ficarem em pé, declare solenemente: “Na qualidade de Ministro do Evangelho, eu vos declaro marido e mulher”.
Espere dois segundos e diga, sorrindo, a frase que todo mundo quer ouvir: “Pode beijar a noiva”.
Após este momento pode uma canção pode ser cantada ou combinado previamente o refrão.

7. A BENÇÃO

Deve ser combinado previamente com os noivos, no momento da saída em passos lentos os noivos quando estiverem no meio do local do casamento, o pastor chama os noivos que olham para o pastor a meio corpo então o pastor levanta sua mão direita aos céus e diz:

“Que o Senhor te abençoe e te guarde que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vos, que o Senhor guarde a vossa entrada e a vossa saída desde agora como para sempre amém”

Comments

comments

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *